Redação Enem 2020 – Dicas para Fazer a Melhor Redação Enem

ENEM é a sigla utilizada para designar o Exame Nacional do Ensino Médio. Ele foi criado em 1998, mas foi a partir de 2009 que instituições federais do ensino superior e programas do governo federal começaram a utilizar essa avaliação como método de selecionar quem poderá participar dos programas e das universidades federais. Ele é aplicado em dois domingos, com um intervalo de uma semana entre os dois dias de prova.

Todos podem participar da prova, mas é importante entender que cada pessoa pode utilizar a nota de uma maneira. Estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral podem ter cotas no SISU e para participar do PROUNI é preciso estar também nessa categoria. Qualquer outro aluno, até mesmo os que estudaram em escolas particulares, podem participar do FIES e também podem participar do SISU, porém no SISU alunos de escolas particulares não tem acesso a nenhum tipo de cota.

[Veja aqui informações completas sobre a nota do Enem 2020!]

Temas da Redação do Enem 2020


Os temas abordados pela redação são temas que estão em alta na atualidade e fazem o estudante refletir sobre o que está acontecendo ao seu redor. Geralmente, são sobre sociedade, ciência, cultura ou política, portanto, leia todos os dias as principais notícias mundiais e brasileiras em jornais e sites de notícia.

Por exemplo, em 2018 o tema da redação do Enem foi: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Nesse mesmo ano, um dos assuntos que estava em alta era o vazamento de informações de usuários do Facebook para a empresa Cambridge Analytica. Vários sites noticiaram o depoimento do presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, para o Senado dos Estados Unidos, onde o mesmo esclarecia esse vazamento de dados.

Em 2017, o tema da redação foi “desafios para a formação educacional de surdos”. Para se preparar para esse tema, os estudantes deveriam estar atentos a problemas sociais que o Brasil enfrenta. As aulas de história, filosofia e sociologia falam sobre a sociedade como um todo e servem como grande base para o estudante entender os problemas enfrentados pelas minorias sociais. Portanto, fique atento a essas aulas, pois elas podem apresentar as questões problemáticas da sociedade como um todo.

Outro modo de se preparar  para o Enem é escrever semanalmente redações, assim você irá desenvolver argumentos com maior rapidez, já que a prova possui um tempo para ser realizada e você além da redação deve responder as questões alternativas do caderno de questões. O curto tempo é um dos motivos pelo qual uma redação pode não ser bem elaborada, portanto, leia muitos textos e treine sua escrita.

ENEM 2020 o que vai cair

Como é a redação?

O texto que o aluno deve produzir para o ENEM é do tipo dissertativo-argumentativo, ou seja, deve conter a opinião do participante sobre um determinado tema. Para defender essa tese, deve-se utilizar argumentos consistentes, com coerência e coesão utilizando a modalidade formal da língua portuguesa.

Além disso, a redação deve conter uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no texto. Analise com cuidado o tema, crie uma tese sobre ele e defenda essa tese com argumentos e proponha uma maneira de solucionar esse problema.

A banca irá avaliar sua redação de acordo com as 5 competências estabelecidas:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

 

Redação

Essas competências mostram que não devemos utilizar gírias, cometer erros de português, esquecer de acentuar as palavras e construir uma argumentação coerente.

O que não fazer na redação?

A seguir, estão as principais dicas sobre o que pode zerar sua redação:

  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Extensão de até 7 linhas;
  • Cópia integral de texto(s) motivador(es) da Proposta de Redação e/ou de texto(s) motivador(es) apresentado(s) no Caderno de Questões;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto);
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
  • Texto predominantemente em língua estrangeira;
  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Até 2017, desrespeitar os direitos humanos era motivo para ter sua redação zerada. Porém, atualmente, o Supremo Tribunal decretou que isso não pode zerar uma redação, mas é importante lembrar que a banca avaliadora irá tirar pontos do participante que fizer isso.

Estrutura da redação

Redação ENEM 2020

A redação geralmente segue uma estrutura que nos auxilia a trabalhar o tema. Primeiramente, devemos fazer em 1 parágrafo uma introdução sobre o tema, apresentando o que irá ser falado no texto e também mostrando a tese.

Em seguida, pode ser trabalhado em dois parágrafos o desenvolvimento, que deve conter os argumentos e referências para defende-los. Podemos utilizar dados estatísticos, fazer citações de autores consagrados e fazer referências históricas para sustentar nossos argumentos.

[Veja aqui mais sobre a isenção do Enem 2020!]

Por fim, uma conclusão deve ser feita. Nela, é importante estar finalmente a proposta de intervenção. Para isso utilize meios como o governo, organizações, mídia, família e sociedade para basear sua proposta.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Redação Enem 2020 – Dicas para Fazer a Melhor Redação Enem

Deixe um comentário