Prova do Enem 2020 – Local, Data e Recomendações para os Alunos

ENEM é a sigla utilizada para designar o Exame Nacional do Ensino Médio. Ele foi criado em 1998, mas foi a partir de 2009 que instituições federais do ensino superior e programas do Governo Federal começaram a utilizar essa avaliação como método de selecionar quem poderá participar dos programas e das universidades federais. Ele é aplicado em dois domingos, com um intervalo de uma semana entre os dois dias de prova.

Para não passar por apuros no dia da prova, é necessária uma certa organização com importantes questões. Saber com antecedência o local da prova, separar documentos e se atentar as datas são itens fundamentais para essa avaliação.

Cronograma Enem 2020 →
Data, Horário e Local de Prova


Para ficar por dentro das datas e prazos das provas, verifique com antecedência o calendário do Enem 2020 pelo site do INEP, que pode ser acessado através do link https://enem.inep.gov.br/crono#cronograma

Para verificar o local que você irá fazer a prova, a data e os horários, acesse o cartão de confirmação. Esse cartão contém:

  • Número de inscrição;
  • Data, hora e local das provas;
  • Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado);
  • Opção de Língua Estrangeira.

Para acessar o cartão, vá para https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante e faça login utilizando o usuário e senha que criou para fazer sua inscrição.

>> Veja aqui como fazer a sua inscrição no Enem 2020 <<

Edital do Enem

Primeiramente, o INEP divulga o edital, onde estará todas as informações sobre inscrições, provas e resultados. O edital é um importante meio de obter as informações de maneira correta, portanto, caso você tenha qualquer dúvida, abra o editar e aperte em seu teclado as teclas Ctrl + F, com isso, irá abrir uma caixa de pesquisa em seu navegador, onde você pode digitar palavras chaves no PDF do edital e encontrar os trechos que falam sobre os itens que os participantes podem ter dúvidas.

Por exemplo, a imagem abaixo mostra como encontrar facilmente os parágrafos que falam sobre a isenção da taxa de inscrição utilizando o recurso apresentado acima.

Você também pode consultar o site do INEP: https://enem.inep.gov.br/crono#cronograma

Nesse site, todas as informações necessárias estão explicitas de maneira bem clara.

Como se preparar para o Enem 2020

Com antecedência, separe o que você irá levar para a prova. No caso, o principal é:

  • Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
  • Documento oficial de identificação, original e com foto.

Prepare também com antecedência seu lanche e uma garrafa com água. Escolha alimentos macios, que não façam barulho ao serem mastigados e também dê preferência a alimentos que não possuam cheiro forte, como salgadinhos.

Separe também o seu cartão de inscrição. Ele não é obrigatório para entrar na prova, porém contém informações muito importantes que não devem ser esquecidas. Imprima e deixe separado para eventuais consultas.

No dia anterior, não estude, descanse e durma bem. Não se alimente de coisas novas, não é interessante passar mal durante a prova ou ficar com sono.

>> Veja aqui o que vai cair no Enem 2020 e dicas de estudo <<

Como é o dia da prova

No dia da prova, tente chegar com antecedência ao local em que ela será aplicada. Nesse dia, pode ser que os arredores do local apresentem trânsito, algum imprevisto pode também ocorrer, entre outros motivos que poderão fazer com que você perca o horário. Os fiscais são rígidos e não permitem de modo algum que atrasados entrem.

Os horários para essa data são:

  • 12h – Abertura dos portões;
  • 13h – Fechamento dos portões;
  • 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova;
  • 13h30 – Início das provas;
  • 19h – Término das provas no primeiro dia;
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia.
prova do ENEM 2020

Nesse dia, você deverá entrar no local e procurar a sua sala. Na porta, estará um fiscal que vai conferir seu documento, que deve ser original e com foto. Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação com fotografia e Identidade funcional são exemplos de documentos aceitos.

Qualquer outro material que você tente levar, como seu aparelho celular, é guardado em um envelope porta-objetos, que será lacrado e colocado abaixo da carteira de cada participante.

[Veja aqui informações completas sobre a página do participante do Enem 2020!]

Desligue seu aparelho celular e até mesmo retire sua bateria, se for possível. Se o telefone emitir algum som durante a prova, você poderá ser desclassificado.

Lanches também passam por fiscalização, para evitar que qualquer pessoa tente colocar “colas” na embalagem.

Os participantes só podem sair da sala após duas horas de aplicação e a ida aos banheiros é acompanhada por fiscais, que realizam uma revista com detector de metais, portanto, não tente levar qualquer aparelho eletrônico para o banheiro com intenção de colar.

Você pode acessar mais informações no seguinte site: https://enem.inep.gov.br/nodia#documents

Isenção da taxa de Inscrição Enem 2020

Questões ENEM 2020Para conseguir participar da prova sem pagar a taxa de inscrição, você deve acessar o site do INEP para fazer tal solicitação. Além disso, segundo o site oficial, o participante deve encaixar nas seguintes categorias:

  • Está cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O participante deve se manter atento se o pedido foi aprovado. Em seguida, ele deve fazer sua inscrição, pois a aprovação do pedido não inscreve o futuro participante automaticamente.

Caso tenha faltado nos dois dias da prova do Enem do ano anterior e queira novamente tentar obter a isenção, esse também é o período de justificar sua falta.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Prova do Enem 2020 – Local, Data e Recomendações para os Alunos

Deixe um comentário