Nota do Enem 2020 – Como Consultar, Nota de Corte, Como Calcular

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que contribui com as políticas educacionais dos diferentes níveis de governo.

Todos têm o direito de acessar algum dos seus programas. O Enem é organizado pelo Inep e é ofertado para estudantes que estão no final da educação básica ou quem deseja entrar em uma universidade federal.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é ofertado para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e buscam certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Por fim, alunos de ensino superior também participam de avaliações, como o por exemplo, o Enade.

Para que serve o INEP?


O Inep realiza avaliações e exames com foco na educação básica, como é o caso do ENEM. O ENEM permite o acesso à Educação Superior e ao financiamento estudantil através dos programas SISU, PROUNI e FIES.

INEP o que é

Como acessar o site do Enem

Acesse o link a seguir: https://enem.inep.gov.br/

Nesse endereço você poderá ter acesso ao cronograma do ENEM e diversas outras importantes informações.

O cronograma irá informar quais são as datas para pedidos de isenção da taxa de inscrição, que ocorre sempre antes da data de inscrição da prova.

INEP site oficial

Inscrição no Enem pelo INEP

A inscrição para o Enem é feita por meio do site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Logo em seguida, o estudante deve realizar o pagamento da taxa de R$85 em Agência Bancárias, Casas Lotéricas e Agências dos Correios.

>> Veja aqui o passo a passo da inscrição no Enem 2020 <<

É importante ficar atento e acompanhar a sua inscrição ainda na página do participante. Nessa página, você pode:

  • Atualizar dados de contato;
  • Trocar o município de provas;
  • Mudar a opção de língua estrangeira;
  • Alterar atendimento especializado e/ou específico.

[Veja aqui como funciona a redação do Enem 2020!]

Cartão de confirmação do Enem

Cartão de confirmação Enem 2020

Geralmente em outubro o Cartão de Confirmação da Inscrição é disponibilizado. Nele, importantes informações estarão descritas, como:

  • Número de inscrição;
  • Data, hora e local das provas;
  • Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado);
  • Opção de Língua Estrangeira.

>> Veja aqui como consultar o seu cartão de confirmação do Enem 2020 <<

Divulgação do Gabarito Enem

PAGINA DO PARTICIPANTE ENEM 2019Depois da prova, você poderá acessar o gabarito através do aplicativo do INEP para o ENEM, site do ENEM e portal do INEP. Confie apenas nesse gabarito, pois é o único oficial.

Geralmente, alguns cursinhos e programas realizam uma correção da prova para estimar quais são as respostas corretas, porém o gabarito oficial sai apenas com o INEP.

Sua nota será divulgada no site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Consulte aqui o Gabarito do Enem 2020 e aprenda a ver a sua nota <

Programas do Ministério da Educação em parceria com o INEP

Finalmente, você poderá usa-la nos seguintes programas:

  • Sisu;
  • Prouni;
  • Fies;
  • Convênio com Instituições Portuguesas.

SISU

Sisu MECO SISU, que é sigla para Sistema de Seleção Unificada, é um sistema pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM 2020. Ou seja, com a sua nota da avaliação, você pode acessar o sistema e tentar conseguir vagas em federais.

Os candidatos podem escolher duas opções de curso e, durante o período de inscrição, o estudante pode mudar para qual curso deseja se inscrever, sendo a sua decisão final feita no último dia. Quem possui as maiores notas são os primeiros a serem chamados, portanto, fique atento as notas de corte e veja se você tem chance de continuar com a vaga observando sua nota e também sua colocação.

[Dicas para estudar no Enem 2020: veja aqui!]

Como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato. Isso faz parte do que chamamos de sistema de cotas, que atende alunos de escola pública, pessoas de baixa renda e estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas. As universidades que participam do SISU também podem ainda oferecer cotas para pessoas com deficiências e comunidade quilombola.

Para isso, os candidatos devem ficar atentos ao site do INEP, pois lá é informado o cronograma oficial. Para isso, acesse o site http://sisu.mec.gov.br/.

PROUNI

MEC ProuniAtravés do site http://prouniportal.mec.gov.br/, você pode obter informações sobre esse sistema.

O PROUNI tem como finalidade realizar concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. Ou seja, enquanto o SISU oferece vagas em instituições públicas, o PROUNI oferece vagas apenas em instituições provadas.

Ele também utiliza as notas da prova do ENEM e nesse caso, podem participar do programa:

  • Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas particulares com bolsa integral;
  • Professores da rede pública.

Em todos esses casos, deve-se confirmar a renda familiar, exceto professores da rede pública que queiram alguma licenciatura.

Para as bolsas integrais, é preciso comprovar uma renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio.

Já as bolsas parciais de 50% estão destinadas aos candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa maior do que um salário mínimo e meio e menor que três salários mínimos.

[Quer mais informações sobre o local de prova do Enem 2020? Veja aqui!]

FIES

novo fiesAcesse o site http://fies.mec.gov.br/ para ter acesso a inscrição e informações.

O FIES conceder financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições particulares inscritas no programa, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Para participar do programa, o estudante deve se encaixar nas seguintes categorias:

  • Ser estudante de curso presencial de graduação não gratuito com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e de uma instituição do ensino participante do Fies
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos;
  • Participar de alguma das edições do Enem a partir de 2010;
  • Ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e nota acima de zero na redação.

Agora que você já sabe tudo sobre o instituto de educação bons estudos e boa sorte nas suas candidaturas!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Nota do Enem 2020 – Como Consultar, Nota de Corte, Como Calcular

Deixe um comentário