NOTA DO ENEM 2019 – SAIBA COMO CALCULAR E SOMAR

A divulgação da nota do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) é o momento mais esperado pelos participantes do exame. Isso porque a avaliação é utilizada por muitas instituições de ensino superior como um vestibular.

Dessa forma, quem deseja ingressar em uma universidade realiza o exame com a intenção de tirar boas notas para, então, concorrer às vagas dos milhares de cursos que são oferecidos através de programas do Governo Federal.

Se você vai realizar o exame esse ano, é preciso estar ligado na Nota Enem para poder concorrer as vagas oferecidas por meio dos programas. Quer saber mais? Então continua lendo e confira as dicas e informações que trouxemos a seguir!

Nota do Enem 2019

O Enem 2020 é um exame realizado todos os anos e que reúne milhões de brasileiros que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior de prestígio. As provas são aplicadas em dois dias distintos e contemplam as quatro áreas de conhecimento, tais como:

Nota do Enem 2019
  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática;
  • Redação.

No dia das provas, os alunos receberão um caderno de uma cor que trazem uma série de questões relacionadas a essas matérias. O Garabito oficial é divulgado, geralmente, dois dias depois após a aplicação da última prova.

Através do Gabarito Enem 2020 os participantes poderão ter uma noção de como foi seus desempenhos na avaliação. Contudo, mesmo sabendo a quantidade certa de acertos (e erros) obtidos, não é possível estimar a nota do exame.

Justamente pelo fato de que cada questão possui pesos diferentes e, portanto, é preciso esperar a divulgação da Enem nota no site do INEP (www.enem.inep.gov.br) para saber com precisão qual foi a sua nota do Enem.

Como utilizar a Nota do Enem

A nota do Enem é muito utilizada pelos participantes, e por muitas instituições privas de ensino superior, como uma forma de ingressar em uma universidade de prestígio. Uma de suas principais funções é a participação para os programas do Governo.

No conteúdo a seguir você verá como é possível utilizar a sua nota para diferentes programas administrados pelo Governo Federal. Confira os principais:


  • SiSu
NOTA DO ENEM 2019

O Sistema de Seleção Unificada (SiSu) é um programa administrado pelo Ministério da Educação e Cultura (Mec), onde instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil oferecem vagas para os participantes do Enem.

As inscrições para o SiSu acontecem duas vezes ao ano, sempre no início do semestre. A inscrição enem 2020 é gratuita e o participante deverá utilizar a mesma senha, e o número de inscrição, utilizadas no site do Enem 2020, no portal do Inep.

Os alunos com as melhores classificações serão escolhidos para ocupar as vagas nos cursos escolhidos.


  • ProUni
NOTA DO ENEM 2019

O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Governo Federal em 2004 com o objetivo de oferecer bolsas de estudos, parciais e integrais, em instituições privadas de ensino superior.

Para concorrer as bolsas 100% gratuitas, os participantes deverão possuir uma renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio per capita. No site do programa é possível visualizar todos os requisitos necessários para concorrer as bolsas.


  • Fies
NOTA DO ENEM 2019

O Programa de Financiamento Estudantil é uma iniciativa destinada a custear a graduação em uma instituição privada de ensino superior que tenham avaliação positiva nos processos organizados pelo Mec.

Para participar, os participantes deverão ter realizado o Ensino Médio e ter feito o Enem a partir da edição de 2010.


Como calcular a Nota do Enem

NOTA DO ENEM 2019As duas provas do Enem são compostas, ao todo, são 180 questões de múltipla escolha e um texto dissertativo-argumentativo. O Inep possui um sistema próprio de como calcular a nota do Enem 2019, chamada Teoria da Resposta ao Item (TRI).

De forma simplificada, quanto mais questões os candidatos acertarem menor serão as pontuações atribuídas a elas. Se um candidato acertar questões que poucas pessoas acertaram, então os pontos relacionados serão maiores, basta somar a nota do Enem.

Dessa maneira, se o candidato acertar poucas questões consideradas “difíceis” pelo Inep, o sistema poderá considera que o participante chutou e, assim, atribuir um menor valor para elas.

É um sistema complexo e por conta dessa complexidade é que os participantes deverão esperar a divulgação dos resultados oficiais para saberem qual será suas notas definitivas.

Como consultar a Nota do Enem

O resultado Enem 2020 é divulgado, geralmente, dois meses após a realização da última prova, no próprio site do Inep. Para consultá-lo é muito simples, bastando seguir as dicas a seguir:

NOTA DO ENEM 2019

Passo 01. Entre no site do Inep e acesse a enem 2020 página do participante. Nesse momento, será necessário informar o CPF, a senha e informar a imagem que está aparecendo.


Passo 02. Ao realizar o acesso, o candidato poderá visualizar qual é a sua nota total e quanto tirou em cada área de conhecimento e na redação enem 2020.


O que fazer após a nota do Enem

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio demora meses para sair devido a grande demanda de candidatos. Mas quando sai é um alivio para diversos candidatos que estudaram bastantes para a prova. Algumas pessoas de primeiras viagem se perguntam o que fazer após a nota do Enem. Saiba que após a divulgação da nota do Enem 2020, o candidato deverá esperar a abertura das inscrições dos programas sociais como SISU e PROUNI para que assim eles possam às bolsas de estudos.

As vantagens de realizar a prova do Enem 2020, são muitas. Pois, para quem tira uma boa nota no Exame tem chances de entrar em uma universidade pública ou federal sem precisar prestar o vestibular, conseguir bolsas de estudo  financiar uma faculdade particular por meio do Fundo de Financiamento Estudantil “FIES”.

Quais faculdades aceitam a nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Medio teve um grande avanço nos vestibulares brasileiros, já faz um tempo que o Enem é a prova mais esperada por todas as pessoas que pretendem entrar na faculdade. Muitas universidades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso aos seus cursos. O candidato pode se matricular no curso desejado sem fazer o vestibular da instituição, basta apresentar seu boletim de desempenho individual do Enem. Caso o mesmo tenha um bom desempenho na prova, a faculdade lhe concede diversos benefícios como bolsas de estudos e financiamentos estudantis a juros baixos.

Conheça algumas universidades que usam a nota do Enem como complemento do vestibular:

  • Universidade Estadual Paulista (UNESP);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
  • Universidade de Pernambuco (UPE);
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);

Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

NOTA DO ENEM 2019 – SAIBA COMO CALCULAR E SOMAR

1 respostas para “NOTA DO ENEM 2019 – SAIBA COMO CALCULAR E SOMAR”

  • sebastião Alves Teixeira 28 de janeiro de 2019 às 11:52

    desejo saber mimha pontuão do enem

    Responder

Deixe um comentário